Economia de água, inclusive no cuidado com flores e plantas


Economia de água, inclusive no cuidado com flores e plantas

Estamos enfrentando sérios problemas por falta de água em São Paulo, se não mudarmos nossas atitudes as conseqüências irão aumentar no decorrer dos anos. Embora encontrada em grande quantidade no planeta, o tratamento da água é caro e trabalhoso.

Confira abaixo dicas para gastar menos água no seu dia-a-dia:

05-blog1-toke-verde-economia-de-agua

Cuidado com as plantas:

1. Diminuir a quantidade de água nos vasos de flores: Dois dedos de água são suficientes para manter as flores vivas.

2. Use água sanitária a seu favor: Coloque algumas gotas de água sanitária na água – além de INIBIR a proliferação de bactérias, permite que a troca da água seja feita a cada 2 ou 3 dias e não diariamente.

3. Plantas que precisam de pouca água: Plantas como as suculentas e espada de São Jorge não precisam ser regadas com tanta frequência, normalmente á cada 15 dias.

4. Reuso da água: Reutilize a água de vasos para regar outras plantas. Também utilizamos, no dia á dia, água para cozer nossos alimentos como legumes, macarrão e ovos. Depois de resfriada poderá ser usada nas plantas acrescida de boa dose de nutrientes adicionais, no lugar de apenas descartá-la na pia.

5. Irrigação mecânica ou automática: Além de evitar excessos de água, o irrigador goteja água sem desperdício nas plantas em horários desejados, sejam manuais ou programados.

6. Utilize a garrafa PET: Além de prático (principalmente para quem precisa estar ausente e não pode regar diariamente) – com uma garrafa e um equipo é possível fazer um irrigador que utiliza menos água ou somente a quantidade necessária.

7. Conheça suas plantas: Saiba da necessidade adequada de água para cada uma, para não molhar em excesso que, além do deperdício estará contribuindo para o apodrecimento das raízes.

8. Regue à noite ou bem cedo: Isto dá mais tempo para a água permanecer no solo, além de evaporar lentamente por não estar sob efeito do calor do sol. Regar lentamente, também favorece a assimilação de água pela terra, no caso dos vasos.

9. Colete água da chuva usando sua criatividade: Use-a para regar suas plantas, grama ou seu jardim.

10. Utilize materiais orgânicos para reter a umidade: Além de ajudar a melhorar o seu solo: feno, estrume, folhas, lascas de madeira, cascas e jornais estão disponíveis gratuitamente ou a um custo muito baixo.

11. Acabamento para reter umidade: Pedras e cascas de pinho sobre a terra dos vasos ajudam a manter a umidade da terra evitando que o solo resseque rapidamente, além de decorar.

12. Reuso da água: Lavar as verduras, legumes e frutas sempre sobre uma bacia, permitindo que esta água possa ser reaproveitada na rega das plantas em vasos ou no jardim.

05-blog3-toke-verde-economia-de-agua

Tarefas diárias:

1 – No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto e tome banhos mais curtos.

2 – Feche a torneira: Enquanto estiver escovando os dentes (enxágüe a boca com a água do copo) fazendo a barba, esfregando as mãos, lavando os pratos, e assim por diante. Economize + de 3 litros de água.

3 – Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito – faça com que o vaso sanitário use menos água por descarga: Coloque uma garrafa plástica com água no tanque para diminuir a quantidade de água usada para cada lavagem. Preencha a garrafa com um pouco de areia, se necessário.

4 – Aproveite a água fria que sai da torneira ou chuveiro enquanto você espera pela água quente: Use-a para regar plantas ou derramar em um lugar de armazenagem após a lavagem.

5 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

+ Não existem comentários

Deixe o seu