Paisagista em Residência

O nosso projeto é realizar o seu! Solicite uma visita com a Toke Verde
As fachadas das residências somadas representam a maior área da cidade efetivamente disponível, para um paisagismo de baixo custo, que se bem planejadas e cuidadas, contribuiriam bastante com a melhoria da paisagem urbana e também rural.
Nos municípios de colonização alemã vê-se com frequência, um cenário colorido e alegre nas ruas e fachadas das casas, onde o apego ás plantas é uma tradição, apresentando desde singelos jardins, até os mais elaborados e sofisticados.
Hoje, o papel do Paisagista em Residência está diretamente relacionado com o desenvolvimento da relação do homem com a Natureza. Há necessidade de se criar paisagens, onde se possa entrar em contato com a Natureza, contemplar uma flor ou a forma e evolução de uma planta.
Aos olhos e sensibilidade do Paisagista em Residência, a Natureza é transportada cada vez mais, para perto das pessoas, que são levadas a morar em espaços mais reduzidos, pela condição da vida moderna nas grandes metrópolis, onde os campos foram substituídos por asfalto e concreto. A missão social do Paisagista em Residência agrega também, esse lado pedagógico de fazer comunicar às pessoas, o sentimento de apreço e compreensão dos valores da Natureza, através do contato com as paisagens construídas.
O Paisagista em Residência considera todo o entorno da área, para orquestrar a sua nova concepção da Paisagem, atendendo a propósitos estéticos, funcionais, de segurança e fruição. Á partir da Arquitetura local, o Paisagista em Residência aproveita-se das condições naturais ou as modifica para criação de novas possibilidades, através da movimentação de terra, drenagem, irrigação, plantação e detalhes construtivos.
O Paisagista em Residência experiente e criativo, se vale de todo tipo de “elementos naturais” ou derivados, que venham valorizar a sua obra e aguçar os sentidos. A “madeira”, muito explorada pelo Paisagistaem residênciatem a qualidade de aquecer e acrescentar um toque de rusticidade seja em decks, pergolados, quiosques, treliças, revestimentos e mobiliários de jardim. Os artefatos cerâmicos, cimentícios ou metálicos são adereços, também utilizados pelo Paisagista em Residência, complementando e agregando valor ao projeto de Paisagismo. A “água” tem sido inserida peloPaisagista em Residência, seja pela sua representação em cascatas, lagos ou através de uma singela e estilizada fonte, promovendo a sua principal contribuição terapêutica para relaxamento. OPaisagista em Residência,também se utiliza de seixos rolados que simbolizam o leito dos rios, ou de pedras esculturais que, segundo os orientais, representam as montanhas. Não deixando de realçar as propriedades do “elemento fogo”, o Paisagistaem residênciasabe explorá-lo através da técnica de iluminação de efeitos, para valorização noturna do jardim. Em verdade, tudo o que um Paisagista necessita para sua criação pode ser encontrado na própria Natureza, em seu estado natural ou manufaturado.
O Paisagista em Residência se compromete identificar as necessidades, propósitos e hábitos do cliente, para nortear o planejamento do Paisagismo. Cabe ao Paisagista em Residência esta adequação da Proposta do Paisagismo, ao perfil da cada situação, lugar e usuários devendo ser capaz de imprimir o estilo de Jardim que mais se aproxime da “Alma e Personalidade” que se quer oferecer ao local.
Para ser um Paisagista em Residência precisa haver, acima de tudo, sentimento e saber expressá-lo através de paisagens construídas que sejam agradáveis aos apreciadores e usuários das mesmas. Assim, o que se espera do Paisagista em Residência é que imprima aos seus jardins, sentimentos bons de alegria, tranquilidade, dinamismo, relaxamento, paz, entre outros.
O Paisagista em Residência, especialmente nas áreas urbanas, deve embasar seus projetos objetivando somar qualidade de vida e melhoria do microclima. Para isso, o Paisagista em Residência deve utilizar todos os meios e técnicas de drenagem, para garantir uma boa permeabilidade do solo e preservação da vegetação, reduzindo a ocorrência de enchentes, diminuindo a poluição sonora, formando barreiras verticais para servir de filtro e melhoria da qualidade do ar.
+ Não existem comentários
Deixe o seu